Lançamentos:

Lacrimosa - Sehnsucht

publicado em
10/06/2009
Foram quatro anos desde o último álbum do Lacrimosa, “Lichtgestalt”, e eis que Tilo Wolff presenteia os fãs com um novo trabalho da banda contendo 10 composições inéditas. O novo álbum foi batizado como “Sehnsucht”, palavra em alemão que pode ser traduzida como saudade, nostalgia. Pelo título já se pode imaginar que o conteúdo dos temas e o clima que permeia todo o álbum continuam o mesmo de sempre. Ainda bem.
Enquanto fãs antigos e radicais acham que a banda está ‘muito metal’, outros não gostam justamente porque é ‘muito gótico’. Sorte de quem consegue apreciar os dois lados da banda. É verdade que faz tempo que Wolff agregou outros elementos ao som do Lacrimosa e a banda ganhou mais peso. Aquele clima tétrico de músicas antigas como “Crucifixio” quase não existe mais. Ainda assim, há a melancolia - às vezes bela, às vezes triste - que caracteriza o som da banda. O que temos em “Sehnsucht” são muitas orquestrações, algumas guitarras bem pesadas e o vocal inconfundível de Tilo Wolff. Claro que também há os teclados de Anne Murmi que além de contribuir com os vocais de apoio também faz vocais principais na bela “A Prayer for Your Heart”.
Mas o disco começa é com “Die Sehnsucht in Mir”, que lembra um pouco “Schakal”, mas não tem a mesma força que esta música. Logo em seguida uma das mais legais desse álbum, “Mandira Nabula”. A faixa traz um ‘riff’ barulhento e pesado com um vocal agressivo de Tilo no refrão. Imagino que ao vivo essa música deve funcionar bem pela sua semelhança com “Lichtgestalt”.
“A.u.S. (Alles Unter Schmerzen)” é a mais tranqüila do álbum, com um vocal sereno e o instrumental calmo. Outra faixa de destaque no álbum é a ótima “Feuer” que traz de volta as guitarras com ‘riffs’ barulhentos e um coral feito por crianças muito interessante. A orquestração ao fundo, repetida durante toda a música, é empolgante e parece guiar a canção. Mas certamente o destaque da faixa é o coral. Pena que a música é curta.
Também merece atenção “I Lost My Star in Krasnodar”, uma das três faixas em inglês. O refrão fácil e o eco nos vocais são os atrativos dessa faixa. No geral, “Sehnsucht” não traz nenhuma diferença em relação aos últimos dois álbuns de estúdio do Lacrimosa e parece que é essa a trilha que Tilo Wolff quer mesmo seguir.
Para quem gostou de “Lichtgestalt”, “Sehnsucht” é outro álbum que deve fazer parte da coleção particular.

Faixas do CD:

01. Die Sehnsucht In Mir
02. Mandira Nabula
03. A.u.S.
04. Feuer
05. A Prayer for Your Heart
06. I Lost My Star In Krasnodar
07. Die Taube
08. Call Me with The Voice of Love
09. Der Tote Winkel
10. Koma

Por Eduardo Guimarães

Nenhum comentário:


Últimas Noticias