Lançamentos:

Candlemass: “Lucifer Rising”

O Candlemass é uma das minhas bandas preferidas desde quando ouvi o álbum “Nightfall”, no início dos anos 90. Sendo assim, cada lançamento do grupo sempre vem cheio de expectativas - para mim e acredito que para todos os fãs desta banda que moldou o que hoje é chamado Doom Metal. Com exceção dos álbuns “Dactylis Glomerata” e “From The 13th Sun”, o grupo nunca desapontou.
“Lucifer Rising” é o segundo registro oficial do Candlemass com o vocalista Robert Lowe, conhecido na cena metálica por seu trabalho com outra excelente banda Doom, o Solitude
Aeturnus. Este lançamento é um EP longo, mas que traz pouca novidade.
O CD conta com uma nova versão em estúdio do clássico “Demons Gate”, lançada originalmente no primeiro álbum do grupo, “Epicus Doomicus Metalicus”, e que já foi regravada anteriormente com o ex-vocalista Messiah Marcolin. Ou seja, é comum para o grupo regravar algumas das músicas antigas com o novo vocalista.
A nova versão não traz muita novidade - ainda bem - e mostra que Lowe consegue por seu estilo sem descaracterizar a música. O EP também traz nove músicas ao vivo, gravadas em uma apresentação em Atenas, na Grécia, em 2007, durante a turnê do álbum “King of the Grey Islands”.
Ao vivo Lowe também não decepciona. Claro que seu estilo e modo de cantar é diferente de Marcolin, mas o norte-americano desempenha bem seu papel, ainda que em alguns momentos ele deixe a desejar, como na clássica “Solitude”, já que sua voz não é tão grave. Mas no geral vai bem. O que o EP traz realmente de novo são as faixas “The White God” e “Lucifer Rising”.
A faixa-título é rápida, com influência de Metal tradicional, mais ou menos no mesmo estilo que “Black Dwarf”, mas com uma bateria mais agressiva. Os vocais de fundo de Lowe no refrão lembram ninguém menos que Rob Halford. A outra faixa inédita, “The White God”, tem mais ‘a cara’ da banda.
Começa lenta, arrastada, e a linha vocal de Lowe acompanha os ‘riffs’, no velho estilo Sabbath. Entre as duas inéditas, esta é a mais interessante. Este lançamento é só um aperitivo do novo álbum, “Magic Death Doom”, que em breve estará nas lojas. Se a banda continuar o estilo que vem desde “Candlemass”, de 2005, o próximo álbum deve ter músicas mais rápidas e menos arrastadas. Vamos esperar.

Faixas do CD:

01. Lucifer Rising
02. The White God
03. Demons Gate (re-recorded)
04. At The Gallows End (Live in Athens 2007)
05. Solitude (Live in Athens 2007)
06. Emperor of the Void (Live in Athens 2007)
07. Devil Seed (Live in Athens 2007)
08. Mirror Mirror (Live in Athens 2007)
09. Under The Oak (Live in Athens 2007)
10. Of Stars and Smoke (Live in Athens 2007)
11. Black Dwarf (Live in Athens 2007)
12. Samarithan (Live in Athens 2007)

Nenhum comentário:


Últimas Noticias