Lançamentos:

Queensrÿche - American Soldier


Décimo segundo álbum do Queensrÿche, este é um trabalho conceitual a respeito da guerra sob o ponto de vista de quem está lutando no ‘front’. É uma realização bastante ambiciosa, que tem como fundação uma série de entrevistas que Geoff Tate fez com veteranos de guerra.
A inspiração para o material veio de fãs que estiveram em guerras como a do Iraque ou a 2ª Guerra Mundial, e do próprio pai de Tate, que serviu no Vietnã e na Coréia.
Alguns veteranos de guerra foram ao estúdio nas gravações e tiveram parte de suas experiências na guerra narradas no álbum por suas próprias vozes.
Como convidada especial nos vocais está Emily, filha de 10 anos de Tate, que aparece em “Home Again,” que aborda o lado emocional através de duas perspectivas: Geoff canta fazendo o papel de soldado e sua filha faz o papel da criança que vê o pai partindo para a guerra.
Desde o excelente e comercial trabalho Empire (1990), a banda não obtém mais a grande receptividade em seus novos lançamentos. Em grande parte, esse resultado é devido à falta de boas composições, fato que se acentuou após a saída do guitarrista Chris DeGarmo.
O lançamento de “Operation: Mindcrime II”, em 2006, trouxe um bom nível de reconhecimento demonstrado pelos ‘charts’ de ouvintes, mas não impulsionou a banda para o patamar que ocupou em seus primeiros trabalhos.
Mesmo sendo fã de Queensrÿche, minha expectativa quanto ao “American Soldier” era baixa, e confesso que minha primeira impressão foi de frustração, pois achei as primeiras músicas que ouvi bem fracas em composição e Geoff Tate bastante econômico nos vocais. Ao ouvir mais, minha opinião melhorou. Gostei bastante de “Home Again” e de “Silver”, principalmente.
Mesmo econômico, Geoff ousa um pouco em alguns momentos com seus vocais, o que faz lembrar de seu virtuosismo nos discos antigos e de sua excelente performance ao vivo. Há bons solos de guitarra, possivelmente devido a Mike Stone ter deixado a banda e todas as guitarras terem sido gravadas por Michael Wilton. Mike Stone hoje toca baixo e canta na banda Speed X. Stone realmente fazia excelentes ‘backing vocals’.
“American Soldier” merece cinco estrelas pelo desafio e pelo conteúdo, mas 2.5 pela música. Infelizmente, a parte musical não está à altura do que os fãs esperavam.

Faixas do CD:

01. Sliver
02. Unafraid
03. Hundred Mile Stare
04. At 30,000 Ft
05. A Dead Man’s Words
06. The Killer
07. Middle Of Hell
08. If I Were King
09. Man Down!
10. Remember Me
11. Home Again
12. The Voice

Nenhum comentário:


Últimas Noticias