Lançamentos:

Amorphis - Skyforger

publicado em
25/06/2009
Assim como muitas outras bandas que começaram tocando um som extremamente sombrio e pesado, trilhando os caminhos obscuros do black metal, o Amorphis também deu uma suavizada em seu som ao longo da carreira. Mas para quem acompanha a carreira da banda isso não é novidade. Neste excelente trabalho, “Skyforger”, o Amorphis consegue reunir elementos que parecem sair de todas as fases da banda.
Mesmo nos tempos do excelente “Tales From the Thousand Lakes” a melodia sempre foi uma característica marcante nas músicas da banda, com linhas de guitarra feitas quase para cantarolar, enquanto outros ‘riffs’ pesados e arrastados serviam para bater cabeça e o teclado dava um clima ao mesmo tempo viajante e sombrio. Tudo isso continua nas novas músicas, ainda que seja diferente daquilo que se ouvia anos atrás.
“Skyforger” reúne peso e melodia em uma combinação incrível. O disco tem um direcionamento mais metal, mas cheio de inserções de folk e progressivo e até alguns vocais guturais, como nos velhos tempos. A banda continua mergulhando nos temas do Kalevala, o livro de cantos e histórias mitológicas da Finlândia. “Sampo”, que abre o disco, é uma dessas baseadas no famoso livro. A música tem uma introdução ao teclado típica do Amorphis, com uma guitarra que acompanha o teclado até a banda toda entrar. A música deve funcionar muito bem ao vivo, já que a linha vocal é bem do tipo ‘pra cantar junto’. “Silver Blade” é a segunda faixa do disco e uma das melhores. Vocais urrados e limpos, guitarra marcante e uma levada para a galera agitar.
“Sky is Mine” tem um aspecto mais moderno, seguindo a linha dos trabalhos mais recentes do grupo. Em “Majestic Beast” o vocal gutural tem um espaço maior e segue em boa parte dos versos. Outras músicas de destaque no trabalho são a faixa-título e a última, “From Earth I Rose”, agressiva no início e depois com um teclado que dá a cara folk característica do grupo.
Certamente esse é um álbum de destaque na carreira do Amorphis e deve agradar os fãs da fase ais antiga da banda, ainda que o álbum seja diferente daquilo.

Faixas do CD:

01. Sampo
02. Silver Bride
03. From the Heaven of My Heart
04. Sky is Mine
05. Majestic Beast
06. My Sun
07. Highest Star
08. Skyforger
09. Course of Fate
10. From Earth I Rose

Por Eduardo Guimarães

Nenhum comentário:


Últimas Noticias