Lançamentos:

Marty Friedman - Tokyo Jukebox

Os japoneses são um dos povos que mais sabem reconhecer e valorizar talentos, seja no trabalho, no esporte ou nas artes. Como Marty Friedman sempre foi um músico acima da média e com um equilíbrio espantoso entre técnica e sensibilidade, desde jovem se tornou uma espécie de mito em terras nipônicas.
E esse é um caso de amor recíproco. Logo após deixar o Megadeth, Friedman se mudou de vez para o Japão, onde passou a trabalhar com artistas locais e a se envolver integralmente com a cultura. O resultado disso é “Tokyo Jukebox”, o mais novo lançamento do guitarrista.
O repertório nada mais é do que uma coleção de ‘hits’ do Rock e do Pop japonês, os chamados J-Rock e J-Pop. A capa traz Marty Friedman caracterizado e as músicas foram escolhidas em parte pelo próprio músico e em parte por leitores de uma revista oriental.
Antes de o leitor arregalar os olhos, porém, é bom ressaltar que Friedman fez versões bastante particulares dessas faixas. Isso quer dizer que o álbum é instrumental, com bases pesadas, solos incríveis, passagens suaves, além de toques eletrônicos e futuristas.
O disco abre de forma veloz com “Tsume Tsume Tsume”, do Maximum The Hormone, uma banda meio Nu Metal de lá, que lembra até o Slipknot e o System of a Down. Assim, a versão de Friedman nos remete aos bons tempos do Cacophony. As canções, no entanto, são variadas e há um bom punhado de baladas, outras que ficaram com a cara das composições solo mais atuais do guitarrista e algumas com temas típicos e folclóricos, que lembram aberturas de seriados japoneses.
“Tokyo Jukebox” agradará os guitarristas com suas distorções, solos dobrados, pegada inconfundível e timbres na medida, mas também tem o poder de prender a atenção do ouvinte comum, especialmente nas músicas mais calmas. Destaque para “Eki”, “Amagigoe”, “Romance no Kamisama” e “Asu e no Sanka”. E o melhor é que nem é preciso conhecer as originais. As versões de Marty Friedman bastam.

Faixas do CD:

01. Tsume Tsume Tsume
02. Gift
03. Amagigoe
04. Story
05. Polyrhythm
06. Kaeritakunattayo
07. TSUNAMI
08. Yuki no Hana
09. Eki
10. Sekai ni Hitotsu dake no Hana
11. Romance no Kamisama
12. Asu e no Sanka

Por Rafael Sartori

publicado em
08/07/2009

Nenhum comentário:


Últimas Noticias