Lançamentos:

Placebo - Battle for the Sun

Três anos depois do último lançamento, o melancólico e belo "Meds", o Placebo volta reformulado. A banda saiu da EMI e trocou de baterista: Steve Forrest assumiu o posto deixado por Steve Hewitt. O produtor David Bottrill (Tool, Godsmack) foi escolhido para trabalhar no álbum.
O novo álbum traz também uma aura mais alegre do que o grupo costuma apresentar, além da adição de trompetes e saxofone. Mas o que se ouve em "Battle for the Sun" é Placebo, não há como se enganar. O disco, aliás, está mais pesado que seu antecessor. Alguns fãs poderão estranhar e outros ainda irão acusar a banda de se render a isso ou àquilo. Bobagem.
O Placebo buscou um rejuvenescimento, mas não perdeu a personalidade. A voz característica de Brian Molko, as guitarras distorcidas, aquela atmosfera meio cansada das canções estão lá, marcando presença em cada uma das 13 faixas. A diferença, uma delas, é que "Battle for the Sun" segue uma temática, embora não necessariamente conte uma história, sobre escolher a vida e a luz.
"Battle for the Sun" é como um passeio ao sol, como se nota em "Bright Lights" ou em "Breathe Underwater", canções que esbarram na auto-ajuda. Já na faixa título, com suas sílabas repetidas à exaustão, há uma busca pela superação na linha de "I Will Survive" da Gloria Gaynor. Mas claro, com a cara do Placebo.
A intenção, segundo declarou à imprensa o próprio Brian Molko, era falar desse lado mais vibrante da condição humana. Não que a banda abra mão da faceta sombria da existência que sempre povoou as letras e inspirou as melodias do Placebo: "For all the songs I hope to write some day / Looks like the Devil's here to stay" ["Para todas as letras que espero escrever um dia / parece que o demônio veio aqui para ficar", em tradução livre], diz a letra de "Devil in the Details".
No sexto álbum da carreira, o Placebo mantém sua capacidade de emocionar e até desconcertar. E apesar de indicar aqui e ali, como em "Ashtray Heart", uma volta às raízes - esse foi o primeiro nome da banda - é um passo adiante.

Faixas do CD:

01. Kitty Litter
02. Ashtray Heart
03. Battle for the Sun
04. For What It's Worth
05. Devil in the Details
06. Bright Lights
07. Speak in Tongues
08. The Never-Ending Why
09. Julien
10. Happy You're Gone
11. Breathe Underwater
12. Come Undone
13. Kings of Medicine

Por Lizandra Pronin
publicado em
26/07/09

Nenhum comentário:


Últimas Noticias