Lançamentos:

Pearl Jam - Backspacer

Fonte: Rock on Line
A voz grave e tão característica de Eddie Vedder e a sonoridade das 11 canções de compõem o repertório de "Backspacer", nono álbum da discografia do Pearl Jam, não deixam dúvida: o quinteto de Seattle continua produtivo e criativo.
É essa identidade forte - que garante a fidelidade incondicional dos fãs - que molda o novo álbum. Há alguns elementos pop que deixam o conjunto das canções bastante fácil de ouvir e isso talvez seja resultado do trabalho de Brendan O'Brien. O produtor, que já trabalhou com artistas como Bruce Springsteen, Black Crowes e Stone Temple Pilots, foi o responsável pela produção dos álbuns "Yield", "No Code" e "Vitalogy" do Pearl Jam.
O novo álbum foi majoritariamente composto por Eddie Vedder e pelo guitarrista Stone Gossard e as canções refletem seus estilos. Do baixista Jeff Ament, somente "Got Some", uma faixa agitada, talvez a mais rock n' roll do álbum todo, que lembra o estilo de "Just Like That" de seu disco solo.
Baladas como a linda "Just Breathe" - na praia das canções que Vedder compôs para a trilha do longa "Into the Wild" - e "Amongst the Waves" dividem espaço com canções mais cruas como "Gonna See My Friend". Um clima arrastadão atravessa todo o repertório, mesmo quando o ritmo acelera.
A novidade, talvez, esteja na aura positiva que ronda as letras de "Backspacer". Elas revelam um Pearl Jam menos engajado, mais solto e esperançoso. Repare no tom de salvação presente na canção "Amongst the Waves": "I can see the light / Coming through the clouds in rays". Eddie Vedder chegou a declarar que o otimismo que se ouve no álbum é fruto da chegada de Obama à presidência dos EUA.
E quando fala de vícios, em "Gonna See My Friend" e "Speed of Sound", por exemplo, é para sugerir que fiquemos longe deles. Até o amor está presente em algumas das faixas, podendo-se incluir aí o amor pela música em "Supersonic".

Faixas do CD:

01. Gonna See My Friend
02. Got Some
03. The Fixer
04. Johnny Guitar
05. Just Breathe
06. Amongst the Waves
07. Unthought Known
08. Supersonic
09. Speed of Sound
10. Force of Nature
11. The End
publicado em
19/10/09

Nenhum comentário:


Últimas Noticias