Lançamentos:

Mando Diao - Give Me Fire

Se o Mando Diao fosse norte-americano ou inglês, na certa ouviríamos mais a seu respeito. Mas como é uma banda de rock alternativo da Suécia, não é popular fora da Europa. Com exceção do Japão, onde a banda conseguiu uma boa recepção de seus álbuns anteriores.
“Give Me Fire” é seu quinto álbum e traz uma sonoridade que resulta de um amálgama de elementos. Há uma pegada voltada para o rock, com ‘riffs’ sujos, mas isso vem junto com um jeitão pop e dançante que remete à bandas dos anos 80 - embora sem os sintetizadores. Entre um rock e outro, o Mando Diao insere passagens típicas da música dos anos 60, toques de Hard dos anos 80 e ainda alguma coisa mais experimental e atual.
O interessante do Mando Diao é que todas as 13 faixas do álbum acabam tendo a cara da banda, mesmo que tragam elementos e influências bastante diferentes. Tanto o balanço de “Dance with Somebody” quando o clima mais para baixo de “Maybe Just Sad” soam como Mando Diao. A impressão que se tem é que existe uma cumplicidade grande entre os integrantes que parecem fazer o que gostam, sem se preocupar muito com o fato de este ou aquele elemento estar na moda.
E esse é outro ponto que talvez desloque o Mando Diao da mira de mercados dos EUA e Inglaterra. Apesar de se encaixar no saco de farinha que é o indie rock, seu som não segue certos padrões cíclicos da moda. Se agora é tempo de resgatar o R&B, o punk ou os anos 80 e embalar num pacote pop moderno, o que o Mando Diao apresenta passa ao largo de tudo isso.
Basta ouvir canções como a quase balada “Crystal”, “Blue Lining White Trenchcoat”, o rock básico de “You Got Nothing on Me” e a própria faixa-título. Elas possuem algo que não parece do nosso tempo. Nem de tempo algum especificamente, embora não sejam nenhuma coisa do outro mundo. São apenas diferentes. De uma diferença que não chega a espantar. O único espanto é a faixa escondida em “The Shining” que se assemelha a um mariachi perdido na Suécia: tem jeitão rancheiro e trechos em espanhol.
A produção do álbum ficou a cargo de Salla Salazar, do The Latin Kings, um grupo de hip hop. A idéia da banda era fazer com que o álbum soasse como uma trilha sonora para um filme do Quentin Tarantino. O que parece mais evidente, no entanto, são as referências ao cotidiano, pelo menos nas letras.
O Mando Diao não é inovador, mas “Give Me Fire” é um álbum realmente muito bom e que merece uma audição cuidadosa.

Faixas do CD:

01. Blue Lining White Trenchcoat
02. Dance with Somebody
03. Gloria
04. High Heels
05. Mean Street
06. Maybe Just Sad
07. A Decent Life
08. Give Me Fire
09. Crystal
10. Come on Come On
11. Go Out Tonight
12. You Got Nothing on Me
13. The Shining

Nenhum comentário:


Últimas Noticias