Lançamentos:

Joe Stump - Vistuostic Vendetta

publicado em
20/05/2009
Joe Stump é um ‘guitar heroe’ contemporâneo de Steve Vai, Vinnie Moore e Yngwie Malmsteen e, embora tenha uma técnica apurada e precisa, o músico parece estar sempre atrasado em relação a esse pessoal. Tanto é que ele começou sua carreira solo e apareceu na cena só em 1993, quando tudo em relação a ‘shreds’, fritações, temas neoclássicos e afins já havia sido gravado, regravado, copiado e clonado à exaustão.
“Vistuostic Vendetta”, o novo álbum de Joe Stump, dá continuidade ao processo atrasado. É óbvio que os solos são rápidos e cristalinos
. O músico realmente domina a arte da palhetada alternada e dos ‘sweeps’. Mas falta criatividade, falta originalidade, faltam boas idéias. O máximo que Joe Stump consegue na maior parte do tempo é soar como um clone tardio de Yngwie Malmsteen, com a mesma Fender Stratocaster, os mesmos timbres, as mesmas escalas e as mesmas construções musicais. “Fire and Brimstone” é “Far Beyond The Sun”e “Witching Hour” é “Black Star”. Descaradamente. A única diferença entre as faixas é um “pequeno” intervalo de cerca de 25 anos.
No meio do repertório, porém, Stump se sai bem com a balada “The Beacon”, onde usa mais o ‘feeling’ dos ‘bends’ bem executados e uma bela melodia, ainda que não deixe de fazer seus malabarismos. “Blackmore’s Boogie” e “Old School Throwdown”, que vêm em seguida, também surpreendem pelos bons ‘riffs’ e a harmonia coesa. Mas é só. Tudo volta ao normal em “Allegro #2 in A Minor”, que só pelo nome já dá pra se ter uma idéia do que se trata, e “Symphonic Pandemonium”, outra que poderia estar em qualquer álbum do sueco.
“Vistuostic Vendetta”, assim como outros álbuns, foi feito exclusivamente para guitarristas e isso não é nenhum defeito. O problema é que quem já está familiarizado com o instrumento pode se irritar com os plágios e a babação desenfreada de Stump por Malmsteen, mesmo porque ele não é nenhum garoto iniciante. Melhor, então, ficar com o original.

Faixas do CD:

01. Chasing The Dragon
02. Pistol Whipped
03. The Dance of Kashani
04. Fire and Brimstone
05. The Beacon
06. Blackmore’s Boogie
07. Old School Throwdown
08. Allegro #2 in A Minor
09. Trigger Happy
10. Symphonic Pandemonium
11. The Witching Hour
12. Strat Sorcery

Por Rafael Sartori

Nenhum comentário:


Últimas Noticias