Lançamentos:

Swan Lake - Enemy Mine

publicado em
07/05/2009


As guitarras distorcidas, o vocal meio desesperado a sonoridade indie do Swan Lake podem confundir o ouvinte. A banda é descolada, mas não é inglesa. É nova, mas não totalmente desconhecida. Formado no Canadá, o Swan Lake é um tipo de supergrupo
, um projeto que conta com Carey Mercer (do Frog Eyes), Daniel Bejar (do New Pornographers) e Spencer Krug (do Wolf Parade). Os três fazem as vozes no álbum. Os dois primeiros tocam guitarra enquanto o terceiro assume os teclados. O trio é reverenciado no meio alternativo no continente norte-americano e “Enemy Mine” é o segundo registro do projeto.
A idéia de um supergrupo pode fazer pensar em uma briga de egos, mas nada no Swan Lake faz pensar que os egos estão disputando a atenção da mídia ou do público. Mas a liberdade dos músicos é evidente. Há uma despreocupação em soar assim ou assado, em fazer desse ou daquele jeito. Só não dá para chamar de desleixo porque a produção, arranjos e detalhes são muito bem trabalhados.
As nove canções do repertório têm o inevitável pé no indie rock, às vezes pendem para o pop, como em “Paper Lace”; às vezes pendem para o punk inglês dos anos 70 como em “Settle on Your Skin” e sempre trazem elementos post rock inseridos aqui e acolá. O resultado, além de coeso, rende grandes momentos como “Spanish Gold, 2044”, a quase instrumental “A Hand at Dusk” e a estranha “Warlock Psychologist”.
Se o nome da banda é uma referência ao Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, é para fazer algum tipo de contraponto. O Swan Lake não é bonito, suave, agradável, melancólico e mágico. Tanto sua música como suas letras são dissonantes - às vezes irônicas, às vezes rudes - e não parecem feitas para agradar as massas. “Enemy Mine” é um disco obtuso. Até a capa do álbum, com sua arte reproduzida de um quadro comprado num mercado de pulgas, é feia e sem apelos comerciais.

Faixas do CD:

01. Spanish Gold, 2044
02. Paper Lace
03. Heartswarm
04. Settle on Your Skin
05. Ballad of a Swan Lake, Or, Daniel’s Song
06. Peace
07. Spider
08. A Hand at Dusk
09. Warlock Psychologist

Por:
Lizandra Pronin

Nenhum comentário:


Últimas Noticias