Lançamentos:

Dream Theater - Black Clouds & Silver Linings

Embora não haja grandes surpresas e o álbum soe muito como a essência do Dream Theater, o trabalho está espetacular. Muito equilibrado, variado em climas e com uma gravação excelente. Esse é também o álbum da banda que mais lembra passagens de Kansas, Rush e Pink Floyd nas composições. “The Count of Tuscony” tem muito de Rush, sendo que logo entra uma pancadaria, muita quebradeira autenticamente de Dream Theater, e depois climas bem Pink Floyd lá pelos 11 minutos, com muito teclado e violões. Lindo demais. A música tem mais de 19 minutos.
“The Best of Times” é extremamente inspirada, uma daquelas composições que valem um CD inteiro. Para melhorar, a partir de 10’20’’, Petrucci faz um dos solos mais lindos que já ouvi. Ouçam que aposto que vão logo querer ouvir o solo e a música toda novamente. Talvez tanta inspiração da banda tenha vindo por se tratar de uma composição em memória do pai do Mike Portnoy, que veio a falecer no fim do ano passado.
Os timbres de guitarra estão espetaculares. São menos agressivos que os de “Train of Thought” ou de “Octavarium” e apresentam aquele peso limpo e suave ao mesmo tempo. John Petrucci utilizou para gravar, dentre outros amplificadores, o novo Mesa/Boogie Mark V, que recria com muita fidelidade o lendário Mark IIC+ e traz essa suavidade pesada.
Houve também o lançamento do ‘single’ “Stargazer”, música do Rainbow. A versão foi muito criticada, mas, sinceramente, gostei bastante. Um ótimo ‘cover’ com pegada e ‘feeling’. As críticas caem muito em cima da comparação do Dio com o LaBrie e do solo cheio de virtuosismo e velocidade de John em relação ao de Ritchie.
Bem, voltando ao “Black Clouds & Silver Linings”, foi emocionante ouvir esse álbum e fazer essa resenha. Está seguramente dentre os melhores CDs do Dream Theater e ocupa lugar de destaque ao lado de “Images and Words” e “Scenes from a Memory”, seguidos pelo “Octavarium”. O melhor álbum do ano até agora, imperdível !

Faixas do CD:

01. A Nightmare to Remember
02. A Rite of Passage
03. Wither
04. The Shattered Fortress
X. Restraint
XI. Receive
XII. Responsible
05. The Best of Times
06. The Count of Tuscany

Por José “Xinho” Luís
publicado em
26/06/2009

Nenhum comentário:


Últimas Noticias