Lançamentos:

Arctic Monkeys - Humbug

Fonte: Rock on Line

Seguindo a máxima de que quem fica parado é poste, o grupo inglês Artic Monkeys coloca no mercado o terceiro álbum da carreira, "Humbug". O disco traz uma sonoridade diferente e mais elaborada em comparação a seus antecessores.
Dirão alguns que a banda fez bem em modificar sua música - e faço coro -, mas não há uma ruptura radical com a proposta do indie rock influenciado pelo brit pop que sempre se ouviu nas canções no Arctic Monkeys. Mas alguns fãs poderão torcer o nariz para o clima mais denso e menos acelerado de "Humbug".
A música do quarteto soa mais madura, como se deixasse de lado aquela rebeldia sem causa típica da adolescência - e da agressividade que se ouve em "Favourite Worst Nightmare" - e se voltasse para detalhes que antes não tinham espaço. Até a voz de Alex Turner aparece mais suave no novo repertório.
Para quem gostou do projeto paralelo de Alex Turner, o Last Shadow Puppets, "Humbug" soará muito bem - não que haja aquele climão todo dos anos 60, mas é clara a influência desse trabalho no novo disco dos ingleses.
As mudanças certamente devem algo à bela produção do álbum, que contou com James Ford e Josh Homme. Ford também trabalhou no álbum de estréia do Last Shadow Puppets e é possível reparar semelhanças entre as duas bandas nas canções que têm sua mão: "Secret Door" e "Cornerstone". "My Propeller", faixa que abre o álbum, também contou com produção de Ford.
As demais canções tem a produção do inquieto Josh Homme, do Queens of the Stone Age (e agora do Them Crooked Vultures), e resultam mais sombrias do que de costume. "The Jeweller's Hands" e "Fire and the Thud", por exemplo, não caberiam nos discos anteriores da banda. Já a faixa "Crying Lightning", apesar dos novos elementos, mantém a jovialidade e a pegada que colocaram a banda em evidência desde sua estréia.
Provavelmente "Humbug" não figurará nas listas de melhores do ano, mas é um grande álbum e mostra que o quarteto decidiu não fazer mais do mesmo. E acertou.

Faixas do CD:

01. My Propeller
02. Crying Lightning
03. Dangerous Animals
04. Secret Door
05. Potion Approaching
06. Fire and the Thud
07. Cornerstone
08. Dance Little Liar
09. Pretty Visitors
10. The Jeweller's Hands
publicado em
25/08/09

Nenhum comentário:


Últimas Noticias